MAPA DE VISITAS MUNDIAIS

free counters

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Passeio Domingueiro








São 8 e30 da manhã de Domingo, 16 de Novembro. Eduardo está a terminar de mudar os pedais da bicicleta quando chega Carlos, o mecânico, que dá uma ajuda na afinação dos travões. Ainda têm tempo para emprestar uma bomba a um bttista que ia a caminho de São Facundo ter com um grupo adepto destes passeios matinais. Prepara-se os equipamentos na expectativa de aparecer mais alguém, mas não. Uns a recuperar das mazelas do passeio dos Panascos, outros a recuperar da noite e ainda outros a recuperar do passeio de Sábado para os lados de Lavre, ficaram todos no quentinho. Embora estivesse menos frio que há 15 dias, Eduardo não dispensou 2 pares de luvas e Carlos levou as suas luvas de andar de mota. O itinerário já está feito na cabeça de Carlos, contém muitas rectas e descidas e poucas subidas (estes atletas não são grandes trepadores), pouca areia, pouco calhau e até algum alcatrão para aumentar a velocidade média, que ficou assim em 18.1 km/h, cerca de 3 km acima do habitual.

Partem então os dois ciclistas do Tobas em direcção ao campo da bola, Mouro, Meirinho, estando a areia bastante húmida e fácil de ultrapassar, mais não fosse por ainda estarem no início do passeio. Encontram-se com um grupo de cerca de 10 atletas de São Facundo e arredores e no qual já está presente aquele que pediu a bomba emprestada., numa zona de bastante areia e muito difícil de ultrapassar montados nas bikes. Incentivados por Eduardo a seguir em frente, pois havia muito menos areia que ali, não ficam convencidos e decidem seguir na direcção de Bemposta. Carlos fica entusiasmado por seguir com um grupo maior, mas aos primeiros metros já estão novamente todos apeados, embalando os dois bttistas do cabeço das águias, sem que nunca mais haja rasto dos restantes. Paragem em frente à estação ferroviária de Bemposta, para “bater” umas fotos, pois ao que parece nunca o fotógrafo da equipa tirou uma neste sitio. Seguem direitos ao Brunheirinho, Pessegueiro, Vale das Mós, Vale de Água, Saibreira, Fonte de São Facundo para reabastecer de água e calorias das barras e cubos de marmelada. Duas ou três fotos e arrancam novamente, desta vez pelo alcatrão até aos muro brancos, virando depois para a Ameixeira, Pego, Coalhos, retomando aqui novamente o alcatrão. Passando pelo Cabrito e Arrifana, eis chegados à grande subida de Arreciadas direitinhos ao Tobas onde terminou este passeio de 44 km, em 2h e 27m.

Texto e Fotos – E.S.

Cartografia - C. C.

3 comentários:

Anônimo disse...

Fotos muito boas, apesar se serem poucos o grupo não ficou parado,é assim mesmo.Não se esqueçam São Lourenço esta quase a chegar e vai ser valente.
Boas pedaladas, Pedro Diogo

Anônimo disse...

E. Silva sempre na vanguarda das reportagens, eheheh.
Cabedal a cartografar para mais tarde não haver duvidas nos trilhos, mt bem.
Foi com certeza um bom passeio, poucos mas bons é o que conta.
Pela parte que me toca, as mazelas cá vão sarando, vamos ver se para o próximo fim de semana já carrego no pedal.
Aproveito o momento para felicitar os bravos que marcaram presença em Cortiçadas de Lavre, parece que o cozido até fazia pião nos pratos.Ah valentes, afinal quem não é para comer tb não é para andar.

Abraço e uma boa semana com boas pedaladas.

F. M.

Anônimo disse...

Muito bem! um bom exemplo.
Uma voltinha cinco estrelas.
Só não fui por motivos técnico-sanitários... (às 08h00 quando o despertador tocou sabia-me a boca a papel de música).

Ass: L.I.